A autarquia também tem o compromisso com a formação de profissionais éticos e responsáveis
A secretária geral do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP), Dra. Maracy Andrade, ministrou palestra para os alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), abordando o Código de Ética Médica de 2018 (Resolução CFM Nº 2.217/2018). A aula ocorreu a convite da professora do curso de Medicina e ex – conselheira do CRM-AP, Dra. Rosilene Cardoso.
Durante a aula, Dra. Maracy Andrade detalhou a estrutura do Código, destacando a importância do Capítulo I, que trata dos Princípios Fundamentais da Medicina. Ela enfatizou a relevância do tópico que destaca que “a Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza”.
A secretária geral do CRM-AP também abordou outros aspectos fundamentais do Código, como, o sigilo profissional, a documentação médica, as relações entre médicos e com familiares, e os direitos dos médicos.
Outro ponto ressaltado da aula, foi a discussão sobre a responsabilidade profissional, com destaque para o Artigo 20 do Código de Ética Médica, que proíbe a interferência de interesses pecuniários, políticos, religiosos ou de qualquer outra natureza na prática médica. Dra. Maracy Andrade ressaltou a importância de priorizar os melhores meios de prevenção, diagnóstico e tratamento disponíveis e cientificamente reconhecidos, sempre no interesse da saúde do paciente e da sociedade.
Em nome do CRM-AP, Dra. Maracy Andrade reforçou também a importância de os futuros médicos cultivarem compaixão e empatia para com os pacientes e para com os colegas de profissão.
COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO – Para o CRM-AP, aulas sobre o Código de Ética para os alunos de Medicina da Unifap são uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a ética médica e sua importância para a prática profissional.
Durante as entregas da carteira profissional às turmas de Medicina formadas pela Unifap, o corregedor do CRM-AP, Dr. Edward Foster fala sobre ética, e explica como as denúncias tramitam pelo CRM-AP, desde o procedimento de abertura de sindicâncias e os tramites dos processos. Além dos tipos de sanções que são aplicadas de acordo com cada infração.
É o compromisso da instituição com a formação de profissionais éticos e responsáveis, que prezam pela saúde e bem-estar da população.