O curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá formou mais vinte novos médicos. Eles receberam a carteira profissional nessa segunda-feira 24/06/2024 na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP). A entrega do documento foi realizada por conselheiros, representantes da AMB-AP, Sindicato dos Médicos do Amapá e representantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

O tesoureiro do CRM-AP, Dr. Renato Borges falou as principais pautas do CFM e do CRM-AP. Destacou também a importância do trabalho dos médicos pioneiros do Amapá e ressaltou à turma XI de Medicina da UNIFAP que eles vão iniciar a construção de mais um legado. “Como frutos que são, poderão alimentar o que precisa, gerar sementes, criar novas árvores e servirem de agentes modificadores de realidades ao ambiente que se inserirem. Eu espero fortemente que senhores encontrem a importância de suas vidas e que consigam fazer diferença onde estiverem. Não se amedrontem diante dos desafios que virão. Seguimos ombreados diante dessa jornada. O CRM- AP agora é uma das casas dos senhores, contem sempre conosco”, enfatizou Dr. Renato Borges.

Durante o evento as normas do Código de Ética Médica foram lembradas pelos conselheiros, além da importância de escrever no prontuário médico. A secretária geral do CRM- AP, Dra. Maracy Andrade incentivou os novos médicos a continuarem estudando, se especializarem e voltarem ao Amapá. “Usem a melhor técnica, e não esqueçam da boa relação com os pacientes e com seus colegas. Medicina é entrega dia e noite. É o respirar! Espero que sejam bem sucedidos”, desejou Dra. Maracy Andrade.

O corregedor deu boas-vindas aos novos colegas, também enfatizou o hábito de escrever no prontuário, desde o momento que o paciente chega ao hospital e recebe alta.   Enfatizou que o respeito que se deve ter aos direitos dos pacientes e destacou o cuidado ao escolher a área que os médicos vão se especializar. “Escolham uma área que gostem e vocês nunca vão trabalhar”, disse Dr. Edward Eyi Foster.

A vice-presidente da Associação Médica Brasileira Amapá e conselheira do CRM-AP, Dra. Priscila Marques Fujino Azevedo também participou da solenidade de entrega enfatizando o papel da entidade, mas principalmente a importância da empatia para com os pacientes. “Olhem para seus pacientes, como um familiar. Ofereçam o melhor atendimento”, acrescentou Dra. Priscila Fujino.

Juramento de Hipócrates – A Dra. Renata Carvalho Silva Rabelo realizou a leitura do Juramento de Hipócrates e o Dr. Rogério Umbelino da Silva realizou a leitura da oração do médico.

Também participaram da solenidade o coordenador do curso de Medicina da UNIFAP, Dr. Achiles Campos, que também representou o Sindicato dos Médicos do Amapá; o preceptor homenageado da turma XI da UNIFAP, Dr. Adenilson Almeida e os conselheiros Dr. João Carrera Bahia, Dra. Nádia Lisbôa e Aiannia Marçal Cavalcante.

O CRM-AP deseja sucesso e uma carreira pautada na ética e na prática da boa Medicina aos novos médicos:

BRUNA DOS SANTOS MARTINS MORAES

CRM: 3138-AP