Presidente do CFM, Dr. José Hiran Gallo participou do evento e enfatizou a importância dos médicos realizarem residência médica e cuidarem de seus pacientes com muito amor
Marabaixo, palestras e homenagens marcaram o início do II Congresso Médico Amapaense. Durante três dias (30/05, 31/05 e 01/06), “a esquina do Rio mais belo, com a linha do Equador” recebeu especialistas de todo o Brasil para discutirem assuntos de relevância para a saúde pública do Amapá. Temas que vão desde os desafios da assistência médica em regiões isoladas, judicialização da medicina, SUS na Amazônia até novas regras de publicidade médica foram discutidos.
Além das palestras, foram realizadas oficinas, cursos práticos simulados e mesas redondas. Cerca de 500 pessoas se inscreveram no evento, que contou na cerimônia de abertura com a presença de autoridades do Estado e de destaque nacional. Participaram da abertura do Congresso os presidentes do CFM, Dr. José Hiran Gallo; da Associação Médica Brasileira (AMB), César Eduardo Fernandes; do CRM-AP, Dr. Eduardo Monteiro, da Academia de Medicina do Amapá, Dr. Aljerry Dias Rêgo, governador do Amapá Clécio Luís; senador da república e líder do governo Randolfe Rodrigues; prefeito de Santana-AP, Dr. Bala Rocha entre outras.
HOMENAGENS – O médico intensivista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre – RS, Dr. Rafael Moraes, um dos primeiros palestrantes a aceitar o convite para participar do II Congresso Médico recebeu virtualmente uma homenagem do governador do Amapá. Clésio Luís se solidarizou com o profissional e com toda a população que sofre com as conseqüências da enchente que atingiu o Estado.
PIONEIROS DA MEDICINA NO AMAPÁ também foram homenageados por toda contribuição aos seus pacientes e à Medicina amapaense. São profissionais que marcaram as vidas de muitas gerações. Fizeram história e são exemplos que dignificam a Medicina.
Foram homenageados os queridos médicos (as): Dr José Cabral de Castro, Dr Mário Lúcio Guedes de Azevedo, Dra Rosilane Augusta Freire Pereira, Dr. Jocy Furtado de Oliveira, Dra. Nirce Carvalho da Silva, Dr. Robelino Jose Goncalves Albuquerque e Dr. Luiz Alberto Dourado Nogueira.
O médico Dr. Jocy Furtado de Oliveira ao receber a homenagem lembrou de dois anestesistas dedicados. “Transfiro em memória por toda saudade aos doutores José Ribamar Cavalcante e Alberto Bezerra Pacheco”, destacou emocionado.
O ortopedista Dr. Luiz Alberto Dourado Nogueira ao receber a homenagem enfatizou a importância dos médicos manterem a rotina de estudos e cuidarem de seus pacientes como fossem seus parentes.
CFM – O Presidente do CFM, Dr. José Hiran Gallo recebeu uma placa da diretoria do CRM-AP pela importante contribuição na história da medicina brasileira como presidente do Conselho Federal de Medicina e pelo empenho na construção da nova sede do CRM-AP. A homenagem foi entregue pelo presidente do CRM-AP, Dr. Eduardo Monteiro e pelos conselheiros federais Dra. Maria Teresa Renó e Dr. Marco Túlio.
O senador da república e líder do governo Randolfe Rodrigues parabenizou o evento e destacou a importância de debater os rumos da medicina e ações para desenvolver o Estado, além de melhorar a qualidade do serviço ofertado à população. Também falou do projeto que transforma a profissão de médico em carreira típica de Estado. “O médico é aquele profissional que nos acompanha em todos os momentos da vida”, disse. E homenageou os médicos Dra. Maribel Nazare dos Santos Smith Neves e Dr. Robelino Jose Goncalves Albuquerque.
FÓRUM CFM-CRM-AP – Ainda na quinta-feira (30/05) também foi realizado o Fórum do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP). Invasão do Ato Médico, Judicialização da Medicina e Novas Regras de Publicidade Médica foram alguns dos temas em destaque, mediados pelo tesoureiro do CRM-AP, Dr. Renato Pinheiro Borges.
O segundo tesoureiro do CRM-AP, Dr. Nalisson Marques abordou sobre a importância de o médico ter o Registro de Qualificação de Especialista (RQE). O conselheiro explicou que médico sem RQE não pode se divulgar especialista: seja em publicidade comercial ou em documentos como atestados, carimbos e receituários.
O evento também contou com a participação do conselheiro federal pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, Dr. Sérgio Luiz Lira Palma. Dr. Sergio falou sobre a Resolução CFM n° 2.336/2023, que dispõe sobre publicidade e propagandas médicas. Ele enfatizou que uma das principais mudanças foi sobre o uso de imagens antes e depois que deve, obrigatoriamente, ter caráter educativo. “O contexto é de não garantir resultado, mas o melhor que a medicina pode fazer como atividade meio”, explicou.
O assessor jurídico do CFM, Dr. Allan Cotrim explicou que a judicialização da medicina é um fenômeno crescente e envolve uma série de temas complexos que afetam diretamente a atuação dos profissionais de saúde e as políticas públicas do Brasil. Entre eles a invasão do ato médico, tema da palestra do Conselheiro Dr. João Bahia, que destacou as ações do CRM-AP em defesa da saúde da população amapaense.
O presidente do CFM, Dr. José Hiran Gallo encerrou o Fórum CFM-CRM-AP falando da qualidade do ensino médico no Brasil, do Decreto n° 11.999/24, alterando a composição da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e as medidas que o CFM vem tomando para garantir a excelência da Medicina brasileira. Também enfatizou aos estudantes de Medicina a realizarem residência médica e principalmente amar ao próximo. “Escutar o paciente e olhar nos olhos muitas vezes é melhor que uma receita”, enfatizou.
O II Congresso Médico recebeu apoio de entidades públicas e privadas. Teve como comitê gestor os médicos Dr. Aljerry Rego, Dra. Ana Chucre e a conselheira e membro da Comissão de Educação Médica Continuada do CRM-AP, Dra. Luciana Campos.
Texto: Ascom/ CRM-AP
Fotos: Maksuel Martins – ASCOM/ GEA