CRM Virtual

Conselho Regional de Medicina

Acesse agora

Dr. Eduardo Monteiro de Jesus e Dra. Ivna Deise da Silva Amanajás foram eleitos, respectivamente, para os cargos de conselheiro efetivo e suplente

Os conselheiros eleitos para gestão 2024-2029  do Conselho Federal de Medicina tomaram posse na manhã desta terça-feira, (01/10) em cerimônia administrativa na sede do CFM, em Brasília. A solenidade foi presidida pelo Conselheiro do Amapá, Dr. Eduardo Monteiro de Jesus e pelo Conselheiro Federal Titular pelo estado do Rio Grande do Sul, Dr. Carlos Orlando Pasqualotto Fett Sparta de Souza.

A autarquia conta com 56 conselheiros federais, sendo 28 efetivos e 28 suplentes, representando todas as unidades federativas e a Associação Médica Brasileira (AMB). Dr. Eduardo Monteiro de Jesus e Dra. Ivna Amanajás foram eleitos respectivamente aos cargos de conselheiro efetivo e suplente.

Conselheiros efetivos

Conselheiros suplentes

Durante a sessão foi lido o juramento e assinada a ata de posse. Posteriormente, foi realizada a primeira plenária da atual gestão, na qual foi eleita a diretoria do CFM. O conselheiroDr. José Hiran da Silva Gallo foi reconduzido, por unanimidade, ao cargo de presidente do CFM.

Conselheiro efetivo – Eduardo Monteiro de Jesus, CRM-AP 979 formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Pará, em 1975. Fez residência médica em cardiologia no Hospital Beneficência Portuguesa – SP e no Instituto Dante Pazzanese. Foi médico assistente do cardiologista Adib Domingos Jatene (1980 – 1981).  Preceptor de cardiologia voluntário da UNIFAP (IESC) e Câmara técnica de cardiologia do CFM.  Também esteve a frente da secretaria de saúde de Macapá de janeiro de 2009 a outubro de 2011. Ocupou o cargo de diretor do Hospital de Emergência de 2016 a 2017, onde segue trabalhando como cardiologista. Além de presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) para o quinquênio (2018 – 2023) e (2023 – 2028) é preceptor de cardiologia voluntário da UNIFAP (IESC) e é membro da câmara técnica de cardiologia do CFM.

Conselheira suplente – Ivna Deise da Silva Amanajás, CRM-AP  1294. Graduou-se na Universidade do Grande Rio Prof. José Souza Herdy;. É médica intensivista e diretora técnica da UTI do Hospital São Camilo e preceptora do módulo de urgência e emergência do curso de Medicina da Unifap.

Os conselheiros assumem uma série de obrigações legais e institucionais. O Conselho Federal, assim como os Conselhos Regionais de Medicina (CRM) são os órgãos supervisores da ética profissional em toda a República e, ao mesmo tempo, julgadores e disciplinadores da classe médica, cabendo-lhes zelar e trabalhar, por todos os meios ao seu alcance, pelo perfeito desempenho ético da medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente, nos termos do art. 2º da Lei nº 3.268/1957.