A capacitação é realizada por meio da Educação Médica Continuada do CRM-AP.
Médicos da capital e do interior do Estado do Amapá estão realizando treinamento de urgência e emergência para reconhecimento e tratamento precoce de condições de iminência de parada cardíaca, como bradicardia sintomática e taquicardias. O curso intitulado (Advanced Cardiovascular Life Support) ou SAVC (Suporte Avançado de Vida em Cardiologia) está sendo promovido por uma empresa contratada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP).
O treinamento ocorre de sexta até domingo, na sede do Conselho. Participam mais de 30 médicos que atuam nas emergências das unidades hospitalares da Capital e do Interior do Estado. Durante o treinamento os profissionais têm aulas teóricas e práticas e aprendem desde o reconhecimento e tratamento precoce de condições de iminência de parada cardíaca até uma comunicação eficiente no papel de membro e líder de um time de ressuscitação.
O curso é oferecido por um centro de treinamento de urgência e emergência do Brasil e está entre as principais referências no mundo. A empresa foi contratada por meio de licitação e com recursos da Educação Médica Continuada do CRM-AP
Educação Médica Continuada – Tem como objetivo fomentar o aprimoramento do conhecimento médico, melhorando a qualidade do atendimento prestado à população e reforçando o exercício ético da Medicina. Esse programa segue os princípios fundamentais estabelecidos no Código de Ética Médica, que estabelece no inciso V “compete ao médico aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício do paciente e da sociedade”.
O Projeto Educação Médica Continuada foi idealizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). No CRM-AP existe uma comissão formada por conselheiros que coordena o plano. Fazem parte da Comissão os médicos Dr. José Maria Costa Rassy Filho, Dra. Marilena do Socorro de Araujo Valle, Dra. Luciana Campos Costa, Dra. Priscila Marques Fujino Azevedo e Dra. Aiannia Marçal Cavalcante.
De acordo com o coordenador da Educação Médica Continuada, Dr. José Maria Costa Rassy Filho, para o ano de 2025 estão programados outras capacitações gratuitas semelhantes a realizada neste mês. “Estamos programando o ATLS (Advanced Trauma Life Support) ou Suporte Avançado de Vida no Trauma (SAVT) que traz uma abordagem concisa e sistemática do tratamento para pacientes com trauma e também o PALS (Pediatric Advanced Life Support). Nesse último, os alunos têm como foco os pacientes pediátricos em situações de emergência. O conteúdo será discutido durante a simulação realística de casos clínicos. São utilizados manequins e recursos audiovisuais que auxiliam o aprendizado.