Durante a solenidade, responsáveis técnicos de diferentes especialidades também foram empossados.

Nesta sexta-feira, 12 de julho, na sede do Conselho Regional de Medicina de Estado do Amapá (CRM-AP) ocorreu a solenidade de posse dos membros eleitos para a Comissão de Ética Médica do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL), bem como da direção clínica do HCAL, conforme determina a Resolução do CFM 2.152/2016 e 2147/2016. Além da nomeação dos responsáveis técnicos de diferentes especialidades.

O CRM-AP acompanhou o processo eleitoral para o biênio 2024/ 2025 no dia 2 de julho de 2024, por meio do servidor Adelso Xavier. Assumiu a direção clínica do HCAL, Dra. Elza Maria Rezende de Almeida, CRM-AP n° 447 e a vice – direção clínica Dr. Miguel Pinheiro Borges Neto, CRM-AP n° 1238.

A Comissão de Ética médica do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL) é composta pelos médicos Bráulio Érison França dos Santos, Dra. Sulea Valente Coutinho e Dr. Renato Melo Brazão Pinheiro Borges. Os dois primeiros assumem respectivamente a presidência e secretaria da Comissão.

A secretária geral do CRM-AP, Dra. Maracy Andrade falou sobre as competências da direção clínica e da comissão de Ética Médica do HCAL durante a solenidade. “Segundo a Resolução 2147/2016, compete ao Diretor Clínico dirigir e coordenar o Corpo Clínico da instituição, supervisionar a execução das atividades de assistência médica e zelar pelo cumprimento do regimento interno. Entre suas atribuições também estão assegurar condições dignas de trabalho e os meios indispensáveis à prática médica, bem como garantir o pleno e autônomo funcionamento das comissões de ética médica”, destacou.

De acordo com a secretária geral, as Comissões de Ética funcionam como um “braço do conselho” dentro da instituição de saúde, conforme dispõe o art. 2° do Regulamento das Comissões de Ética. “São órgãos de apoio aos trabalhos dos Conselhos Regionais de Medicina dentro das instituições de assistência à saúde, possuindo funções investigatórias, educativas e fiscalizadoras do desempenho ético da medicina”, disse.

POSSE DOS RESPONSÁVEIS TÉCNICOS DO HCAL – Os médicos responsáveis técnicos do HCAL também estão em processo de posse. Nessa sexta-feira já tomaram posse:

Dra. Caroline Dias Pastana que assumiu a direção médica e técnica.

Dr. Isaías Fiúza Cabral é o responsável técnico da neurocirugia.

Dr. Leonardo Peres Nogueira é o responsável técnico da ortopedia.

Dra. Bárbara de Oliveira Ferreira Bravo é a responsável técnica pela imaginologia.

Dr. Tannus da Cunha Khayat é o responsável técnico da cirurgia geral.

Além dos médicos, participaram da solenidade, o gerente de núcleo de serviços médicos, Luiz Ferreira; a secretária de Atenção à Saúde, Cassia Klein; o secretário adjunto de assistência hospitalar, Carlos Sena e o diretor geral do HCAL, Sávio Sarquis.