Nessa segunda-feira (27/05), o Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) intermediou mais uma reunião entre governo do Estado do Amapá, médicos e outros profissionais da saúde que prestam serviço para Organizações Sociais. Estiveram na pauta do diálogo: condições de trabalho, valores residuais de salários, forma de contratação dos profissionais diante da transição para a Fundação de Saúde Amapaense (Fundesa).

Profissionais e entidades apresentaram suas dúvidas, insatisfações e preocupações. Entre elas a falta de pagamento do mês de março de alguns profissionais, residual do pagamento mês de abril e possíveis demissões.

A Secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli informou que 66 por cento do salário de abril já foi repassado por meio da IBGH. Até o dia seis de junho os servidores vão receber o restante. Com relação aos profissionais que ainda não receberam, a Sesa está realizando um levantamento para que o pagamento seja efetuado.

A diretora- presidente da Fundesa, Gisela Cezimbra explicou sobre a natureza jurídica da Fundação e ressaltou que os atuais contratos serão mantidos. Especialidades com poucos profissionais no Amapá, como cirurgia vascular, serão por meio de Pessoa Jurídica.

O governo estuda a realização de concurso público por meio da Sesa. De acordo com o secretário de Governo e Gestão Estratégica do Amapá, Carlos Michel Miranda, ainda está sendo realizado um estudo para verificar a necessidade de vagas e valores. “Em breve será lançado o edital”, enfatizou.

Além da Secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli, da diretoria- presidente da Fundação Saúde do Amapá, Gisela Cezimbra, do secretário de Governo e Gestão Estratégica do Amapá, Carlos Michel Miranda participaram da reunião a Controladora Geral do Estado, Nair Mota Dias, o secretário de Estado do Planejamento, Lucas Abrahão, a secretária de Atenção à Saúde, Cassia Klein, o secretário Adjunto de Saúde, Paulo Roberto Dias da Silva, o secretário de Governo e Gestão Estratégica do Amapá, Carlos Michel Miranda,os presidentes doCRM-AP, Dr. Eduardo Monteiro de Jesus, SINDSAÚDE, Klinger Campose do Sindicato dos Médicos do Amapá, Dr. Charles Facundes. Representando o Sindicato da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Artur Marques, além de outros servidores da saúde.

Ficou acordado que o diálogo permanece com as entidades por meio de outras reuniões. Também será realizada uma audiência pública. A data ainda não foi divulgada.