Nessa terça-feira (21/05), o Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) intermediou reunião entre médicos que prestam serviço para Organizações Sociais, com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Secretaria de Estado do Planejamento, Controladoria Geral do Estado e Fundesa. Também esteve presente na reunião o Sindicato dos Médicos do Amapá (Sindmed). Atraso nos pagamentos de salários e restrição de atendimentos no anexo do Hospital de Emergência, Hospital de Emergência Oswaldo Cruz, Upa Sul (Unidade de Pronto Atendimento) e UEI (Unidade Estadual de Internação) foram as principais pautas da discussão, que ocorreu na sede do Conselho.

As condições de trabalho também foram destacadas durante a reunião, que durou mais de duas horas. Segundo documento protocolado no CRM-AP, assinado pela equipe médica e corpo clínico das unidades acima, os profissionais estão há mais de dois meses sem salário. De acordo com o documento, os valores deveriam ser pagos pelo governo estadual, IBGH e Alvarenga.

De acordo com os representantes do governo, o pagamento do mês de março deverá ser efetuado após levantamentos dos médicos que não receberam. Com relação ao mês de abril, devido a forma de contrato entre Governo e IBGH, será analisado junto ao Comitê Judicial de Saúde a forma legal de efetuar os pagamentos.

As autoridades do governo ressaltaram que foi criada a Fundação de Saúde Amapaense (Fundesa), que faz parte da administração pública indireta, vinculada a Sesa e tem por objetivo realizar as ações e serviços de saúde e que neste momento passa por um período de transição. De acordo com a assessoria jurídica da Fundação, a forma de contratação está sendo estudada e será debatida juntamente com a classe médica.

Diante da importância do assunto e dos detalhes que precisam ser discutidos, como, plano de transição da Fundesa, após implantação da Fundesa, valores residuais, valores de plantões, forma de contratação dos médicos diante de uma nova administração, ficou acordado uma nova reunião. O diálogo vai continuar na segunda-feira (27/05), às 18h00, na sede do CRM-AP. Até a próxima reunião, o Sindmed vai reunir com os médicos e orientá-los a retornarem aos atendimentos até a deliberação na próxima semana.