Rede dos Conselhos de Medicina
CRM-AP publica recomendação sobre a realização de cirurgias eletivas bariátricas e metabólicas no período de pandemia da COVID – 19

Seg, 03 de agosto de 2020

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) publicou recomendação N° 03/ 2020 / CRM-AP que dispõe sobre a realização de cirurgias eletivas bariátricas e metabólicas no período de pandemia da COVID - 19. O documento destaca que seja obedecido no Estado do Amapá, integralmente, a Recomendação CFM n° 1/2020, com relação à realização de cirurgias bariátricas e metabólicas.

Recomenda que as instituições onde sejam realizadas cirurgias bariátricas e metabólicas através de seu Diretor Técnico, garantam a reserva/ suporte de leito (s) de UTI para qualquer necessidade pós-operatória, condição indispensável para a realização do (s) procedimento (s).

Que, além do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), já de uso obrigatório, o qual deve fazer parte do prontuário de qualquer cirurgia, deve também ser obtido do paciente ou de seu representante legal um TCLE relativo aos riscos do procedimento em tempos de pandemia da COVID - 19, e condutas pré e pós-operatórias correlatas (modelo em pdf)

VEJA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner