Vistoria em Unidade Mista de Saúde de Pedra Branca do Amapari constata 58 irregularidades

Macapá, 18 de março de 2019

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) fiscalizou a Unidade Mista de Saúde de Pedra Branca do Amapari, distante aproximadamente 260 quilômetros de Macapá. Na unidade, onde são realizados cerca de mil atendimentos por mês, foram constatadas 58 irregularidades.
Na farmácia foram encontrados medicamentos vencidos e armazenados de forma inadequada. No momento da vistoria, prateleiras e caixas de medicação estavam cobertas com fezes de morcegos. A sala de imunização estava abastecida apenas com vacinas antiofídicas. Já o ambiente de procedimentos e curativos estava com pouca iluminação e sem aspirador, álcool gel, solução glicosada e até faltando sabão para higienizar as mãos.
A ausência de equipamentos e medicamentos mínimos para o atendimento de possíveis intercorrências, como cânulas orofaríngeas (material necessário para melhor oxigenação), chamaram atenção da equipe de fiscalização. No momento da vistoria, o desfibrilador não estava funcionando e faltava medicação de emergência. O que pode comprometer o atendimento, em um caso de emergência.
Apesar de a Unidade funcionar 24 horas, não há repouso médico. Os consultórios encontravam-se mofados e com infiltrações. Os profissionais de plantão relataram que não vêm recebendo alimentação. A Unidade Mista de Saúde de Pedra Branca do Amapari também não possui banheiros adaptados para pessoas com deficiência e os sanitários para pacientes estavam sem água na descarga, no momento da vistoria.
A autarquia fez sete recomendações e elaborou um relatório sobre os problemas identificados. O CRM-AP vai encaminhar o documento para a Secretaria de Saúde do Amapá, aos Ministérios Públicos do Amapá e Federal e Ministério Público do Trabalho.

Maca da sala de obstetrícia

O desfibrilador não estava funcionando

Muita medicação por vencer em fevereiro