Médicos vão a Brasília pedir apoio para equiparação salarial dos profissionais do ex- território.

Quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Aproximadamente 80 médicos do ex- território do Amapá lutam por equiparação salarial aos dos médicos federais do meio ambiente. Uma comissão composta pelas doutoras Sônia Ferreira, Rosilane Pereira, Maria Raimunda, Graça Salgado, Joana Aquino Leão e pelo doutor Mário Lúcio está à frente da causa.

Neste mês, a Conselheira Federal Dra. Graça Salgado e a presidente da Unimed Macapá Dra. Joana Aquino Leão estiveram em Brasília com objetivo de pedir apoio para a aprovação do pleito através do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. A reunião foi viabilizada pelo conselheiro federal de Roraima, Dr. Wirlande Santos da Luz, suplente do senador Romero Jucá (PMDB). Médicos de Roraima também estão brigando pelo mesmo pleito, por aspirarem a equiparação salarial aos dos médicos federais do meio ambiente.

Reunião com a bancada federalOs problemas enfrentados na área da saúde no estado foram expostos durante uma reunião com a bancada federal do Amapá, viabilizada pelo deputado Cabuçu Borges (PMDB) . Entre eles: as dificuldades enfrentadas pelo setor de Nefrologia, localizado na capital. Segunda a conselheira federal, que se dedica ao setor de nefrologia do Amapá desde 1991, o serviço está no limite e necessita ser ampliado. “Precisamos que o Centro de Nefrologia de Santana seja inaugurado para diminuir a demanda na capital. Hoje atendemos aproximadamente 260 pacientes diariamente, em quatro turnos, encerrando apenas a uma da madrugada, explicou a nefrologista.

A médica foi informada pelo deputado federal Roberto Góes (PDT), que o serviço deve ser inaugurado até dezembro, de acordo com informações da Secretaria de Infraestrutura do Amapá (Seinf) fornecidas ao parlamentar.