MEDICINA DO ESPORTE
II Fórum de Medicina do Esporte do CFM debate preparação médica para Copa e Olimpíadas

As novas regras para controle da atuação do médico na medicina do exercício e do esporte são o tema do II Fórum de Medicina do Esporte do Conselho Federal de Medicina (CFM), previsto para o dia 27 de novembro, na sede da entidade, em Brasília (DF). O tema cresce em importância numa época em que o Brasil desponta no cenário internacional e se prepara para sediar grandes eventos desportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Entre os tópicos que serão abordados estão alguns de interesse especialmente para as modalidades que contam com atletas de alto rendimento. Durante o II Fórum serão analisados, por exemplo, aspectos relacionados à avaliação pré-participação, além da preparação médica para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016.

As discussões contarão com a participação de atletas, de clubes – como o Flamengo -, e de representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O encontro está com inscrições abertas, que podem ser feitas gratuitamente pelo site www.eventos.cfm.org.br.

Entre os expositores, aguarda-se a abordagem que Nabil Ghorayeb (chefe da seção médica de Cardiologia do Exercício e do Esporte do Instituto Dante Pazzanesi) e de Ricardo Munir Nahas (Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte ) darão aos riscos e benefícios relacionados à Medicina do Exercício e do Esporte.

Também serão abordados aspectos vinculados à legislação relacionada à atividade, com moderação do fisiatra e conselheiro federal Cláudio Franzen. A conferência contará ainda com uma apresentação sobre o tema As leis e o CFM, com relatoria do 3º vice-presidente da entidade, Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti, que também é o coordenador da Câmara Técnica de Medicina do Esporte do CFM.

As inscrições para o encontro estão abertas e são gratuitas. Para participar, inscreva-se aqui.

Confira abaixo a programação completa do evento.

II FÓRUM DE MEDICINA DO ESPORTE

Novas regras para controle da atuação do médico na medicina do exercício e do esporte

Data: 27 de novembro de 2012

Local: Auditório Antonio Gonçalves Pinheiro – CFM